RESUMO HISTÓRICO


1550 A.C. - Egipto - Papiro de Ebers (descoberto em 1868): Descrição de uma doença estranha, cujo principal sintoma era a vontade permanente de urinar.

Papiro de Ebers

1500 A.C. - Índia: Escritos hindus antigos descreviam pessoas com uma doença mortal que causava sede intensa, uma quantidade excessiva de urina e emagrecimento brusco. Constatavam os antigos, uma enorme atracção das formigas pela urina das pessoas que desenvolviam essa misteriosa doença.


1000 A.C. - Grécia: Durante anos, ninguém sabia como tratar a doença que hoje chamamos Diabetes. As crianças morriam rapidamente e os adultos lutavam com complicações devastadoras. Com vista o tratamento, eram experimentados alguns remédios à base de ervas e, os médicos, recomendavam exercício físico, preferencialmente a cavalo para “uma fricção moderada de modo a aliviar o excesso de urina.”.


200 A.C. - Aretaeus de Capadocia:“A Diabetes é uma doença invulgar e intrigante. Os doentes sofrem duma sede insaciável, mas urinam ainda mais do que bebem. Isto, porque a carne e os membros se fundem e se desfazem em urina. "

Aretaeus de Capadocia

1889 - Oscar Minkowski e Joseph von Mering: Descobriram no pâncreas a causa da Diabetes. Após a sua remoção em cães, até aí normais, estes apresentaram os sintomas da doença.

Oscar Minkowski (em cima) e Joseph von Mering (em baixo)


1921- Banting e Best : Descoberta da insulina: Nesta data, tiveram sucesso na redução da glicose numa cadela diabética pancreatectomizada (sem pâncreas).

Banting e Best


1922 - Leonard Thompson: Primeiro diabético no mundo tratado com insulina.

Leonard Thompson


1944 - Primeiros anti-diabéticos orais.
Post by: Soraia

0 comentários:

Enviar um comentário